domingo, 19 de fevereiro de 2017

A CASA NA ROCHA

Olá meus queridos aqui você vai poder acompanhar a seroe de ministrações que fiz em minha igreja sobre a ilustração da casa na rocha Ela será dividida em quatro ministrações que serão postadas conforme eu for pregando em minha igreja. Então não estranha se estiver faltando alguma.

TEMAS:
1 - A ROCHA
2 - A CASA QUE RESISTE A CHUVA
3 - A CASA QUE RESISTE AOS RIOS
4 - A CASA QUE RESISTE AOS VENTOS.

1- A ROCHA
Mateus 7:24,25  Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
Lucas 6:47,48 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha.

1 - CAVOU A VALA ATÉ ENCONTRAR A ROCHA
INTRODUÇÃO.
Ao lermos este texto, nos aparenta que este homem está diante de suas situações. Construir sobre uma rocha ou sobre a areia, mas não isso que Lucas nos mostra. Lucas vai nos dizer que diante dele só existe areia e que este homem cava esta areia e abre uma vala até encontrar solo firme, uma rocha onde pudesse fincar suas sapatas.
Muitas vezes precisamos ter o entendimento que situações de aparente facilidade, escondem o prejuízo e a ruína futura. Aquele homem teve que destruir aquele terreno teve que cavar, se esforçar até encontrar uma rocha firme para construir sua casa. Deus não espera menos de nós
      Deus precisa ser o fundamento
Você pode escolher qualquer fundamento para tua casa, existem vários modelos.
1Coríntios10:23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Salmos 127:1a Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...
      2 - MAS, A ROCHA É CRISTO OU A PALAVRA?
João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 
Jesus é o verbo, o logos, Jesus é a palavra. Ele é o pensamento encarnado de Deus.
Dizer que Jesus obedeceu ao pai, não é dizer que Ele se sente contrariado ao obedecer, mas que sua vontade é a mesma do pai. Eles são um.
Colossenses 1:15,16,23 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
23 Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
      3 - Construir sobre Cristo é ter um lar norteado pela sabedoria.
Provérbios9:1 A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.
Isaías 28:29 Até isto procede do Senhor dos Exércitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra. 

Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 

      4 - De quem é a responsabilidade de trazer a sabedoria para o lar? Só do marido? Dos dois!
Provérbios 14:1,2 Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.
O que anda na retidão teme ao Senhor, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza.
Provérbios 1:7,8 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe,

 5 - Construir sobre Cristo é romper qualquer histórico familiar de maldição.
Isaías 61:1-4 O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.

      6 - Entenda e respeito as fases da obra.
Colossenses 2:6,7 Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.


2 - A CASA QUE RESISTE A CHUVA

Mateus 7: 24-27
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

Introdução
Esta ilustração de Jesus vai nos apresentar três tipos de dificuldades que uma casa pode enfrentar. CHUVA, RIOS E VENTOS
O que faremos aqui é uma analogia com estes eventos climáticos e a forma que eles agem e de onde vêm.

A CHUVA COMO UMA DIFICULDADE PERMITIDA POR DEUS
                                                                                            
1 – A PRESENÇA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS NÃO NOS LIVRA DO MEDO NEM ALIENA A NOSSA FÉ.
2 Co.7:4-6. 9-10
4 Grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio a respeito de vós; estou cheio de consolação, transbordo de gozo em todas as nossas tribulações. 5 Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro.
6 Mas Deus, que consola os abatidos, nos consolou com a vinda de Tito;

As lutas que vem da parte de Deus tem um propósito. Ele está nos chamando para ELE.
9 agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma.10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. ( esta foi a diferença entre Pedro e Judas. Nunca diga que não há diferença entre você e o ímpio no tocante ao sofrimento)
ECLESIASTES 07:8 Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito.

2 – AS LUTAS PERMITIDAS POR DEUS NOS REVELA A SABEDORIA DE CRISTO SOMENTE QUANDO ESTAMOS NA PALAVRA.
COLOSSENSES 02:
1 PORQUE quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne; 2 Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo,
3 Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. 4 E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.

3 – AS LUTAS E AS APARENTES DERROTAS PERMITIDAS POR DEUS NESTA VIDA, NOS PREPARA NÃO SOMENTE PARA AQUI, MAS TAMBÉM PARA O PORVIR.
2 CORÍNTIOS 15:19 Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens

4 – AS LUTAS PERMITIDAS POR DEUS PODEM NOS DESTRUIR? SIM!
1 CORÍNTIOS 10:13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Mas não se esqueça e Jó. Se ele estivesse blindado sua tentação não teria sentido
MESMO QUE A LUTA VENHA DA PARTE DE DEUS, NOSSA MURMURAÇÃO DÁ LEGALIDADE AO DIABO. É COMO UM TESTE FÍSICO QUE SE PODE RESISTIR, MAS QUE NOSSA MURMURAÇÃO MINA NOSSA FORÇA.
1 CORÍNTIOS 10:10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
11 Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos. 12 Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.

5 – AS LUTAS PERMITIDAS POR DEUS EM NOSSAS VIDAS NOS APERFEIÇOAM.
TIAGO 01: 1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde. 2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; 4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

PENSE: Qual o melhor pintor, mecânico, professor, bombeiro, soldado?
RESPOSTA : Os melhores profissionais são aqueles que enfrentaram grandes desafios e venceram. Estes são os caros e requisitados.
MATEUS 05: 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

6 – DEUS DETERMINA A PROVAÇÃO PARA SAIBAMOS QUE A BENÇÃO VEM DELE E NÃO DE OUTRO.

ACABE SE PROSTITUI E CASA COM JEZABEL E VOLTA O POVO PARA ADORAR BAAL E ASERÁ.
1Reis 16: 30 E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele. 31 E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou.

POR CASA DESTA PROSTITUIÇÃO RELIGIOSA ELIAS DECRETA A FALTA DE CHUVA
I REIS 17: 1 ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

ELIAS PROPÕE UM DUELO DE DEUSES
1REIS 18:19 Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
26 E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.
36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
38 Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

SÓ DEPOIS DO POVO VOLTAR-SE PARA DEUS QUE ELE LIBERA A CHUVA
1REIS18: 41 Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.
45 E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva;

QUAL O MOTIVO DISSO TUDO?
Baal era uma divindade Cananéia. / Baal é m termo hebraico que significa Dono, Senhor ou Marido.
O termo Baal era ligado a fertilidade, ele era senhor das coisas e pessoas que prestavam culto a ele, os cultos do Baalismo eram regados a muito sexo e orgia, por causa da fertilidade.
EL – Pai dos Deuses, mas que não tem contato com os homens.
AZERA – Deusa mãe.
BAAL – Filho ou neto de El e Azerá.
ASTAROTE – Esposa de Baal

Os cananeus acreditavam que a chuva e a fertilidade da terra eram ligadas a Baal e toda vez que a chuva parava, era porque Baal teria sido morto em ma luta contra seu inimigo Mote, e só retornaria a chover, porque os amigos de Baal ( como a Sol – Shemesh) e sua esposa Astarote lhe devolviam a vida (princípio da ressurreição). Então a terra florescia novamente.

ESTA POSTURA DE ELIAS NÃO ERA AÇÃO DELE, MAS ELE SÓ ECOOU O QUE A PALAVRA DECRETARA
DEUTERONÔMIO 28:
OBEDIÊNCIA -  12 O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado.
DESOBEDIÊNCIA - 24 O SENHOR dará por chuva sobre a tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças.

RESUMO –
Deus se ira pelo fato de Israel adorar a Baal e lhe render gratidão pelas chuvas, então profeta Elias diz qe devido a isso não iria chover, só depois  da morte dos profetas de Baal e o povo se voltar para o Senhor. Elias declara a chuva por parte de Deus.

Obs. Deus não divide sua glória com ninguém
II REIS 01:
1 E DEPOIS da morte de Acabe, Moabe se rebelou contra Israel.
2 E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, que tinha em Samaria, e adoeceu; e enviou mensageiros, e disse-lhes: Ide, e perguntai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.
3 Mas o anjo do SENHOR disse a Elias, o tisbita: Levanta-te, sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom?
4 E por isso assim diz o SENHOR: Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás. Então Elias partiu.
MATEUS 12: 24 Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.
25 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.
26 E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?

Deus às vezes permite que passemos por situações de perda, por perceber que suas bênçãos estão sendo cultuadas em seu lugar e Baal / Baal-Zebube / Belzebu / Diabo quer roubar a sua glória.
Muitas pessoas recebem coisas favores que não são de Deus e outras transformam suas bênçãos em maldições por causa da idolatria.

FINAL
PARA QUEM ESTÁ NA ROCHA NADA PODE O SEPARAR DE DEUS

ROMANOS8:18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
 35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.


 A CASA QUE RESISTE AOS RIOS
Espere um pouco...

A CASA QUE RESISTE AOS VENTOS. 
Espere um pouco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gentil.

Pesquisar neste blog

PASTORAL nº92 - 28/03/2020 - 10:07 "SUA FÉ É BÍBLICA?"

Sua fé é em Deus é bíblica? Sim? Então faça esse exercício: Diga os atributos de Deus e fale o que significa cada um. Veio algo a su...