terça-feira, 4 de março de 2025

PASTORAL nº 109 - 15/06/2011 ˜DEUS ESTÁ TE ABORRECENDO˜

Quantas vezes já pensamos: "Por que Deus permite isso?" Pior ainda quando esse "isso" se refere a nós. Dá para entender o porquê de coisas ruins acontecerem conosco e, ao mesmo tempo, ouvirmos que Deus cuida de nós? Agora, o que ninguém quer dizer e nem comentar são as responsabilidades – sim, responsabilidades no plural. Vivemos em uma sociedade e somos responsáveis não só por nós mesmos, mas também por aqueles que estão próximos de nós e até mesmo distantes. Isso porque, por mais que nossa mão não alcance alguém devido à distância para fazer-lhe mal, a enchente pode fazer o serviço por nós, provocada pelo saco plástico que nossa mão jogou no esgoto.

Vejo e ouço muita gente dizer que está longe de Deus por causa de alguma decepção com situações ou pessoas (Jeremias 17:5: "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!"). Mas, vamos pensar: qual é a lógica de uma pessoa brigar comigo e parar de falar comigo? Nenhuma! Não há sentido! O homem pensa que Deus é algo mágico, como uma ferradura, um pé de coelho ou uma figa pendurada no parachoque de um caminhão, julgando que essas coisas podem protegê-lo de uma colisão traseira, mesmo andando à noite em uma estrada com as luzes apagadas. Deus é uma pessoa. Cristo é uma pessoa. O Espírito Santo é uma pessoa. Os três são uma só pessoa, e, como pessoas, não estão isentos de sentimentos derivados de um relacionamento de amizade.

Vejamos este diálogo entre o povo e Samuel: "E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações. Porém, essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para que nos julgue. E Samuel orou ao SENHOR. E disse o SENHOR a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles."

O que Deus fez para ser rejeitado? O que Ele fez para ser trocado por uma pessoa comum? O que Ele fez para ser preterido em relação a Saul? O povo estava muito bem se relacionando com Deus através de Samuel, mas, ainda assim, quis abandoná-lo. Vemos a expressão de tristeza de Deus quando diz a Samuel para não se preocupar em atender ao povo, pois eles não o rejeitaram a ele, mas a Ele como Rei. A pergunta de Deus feita ao povo, em Miquéias, continua sendo feita a nós: "Ó povo meu, que te fiz eu? E com que te enfadei?" (Miquéias 6:3). Será que o que Deus fez por eles foi tão ruim assim? "Pois te fiz subir da terra do Egito, e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti a Moisés, Arão e Miriã." (v.4)

Esta é a verdadeira história: Deus é rejeitado desde o início, não com Samuel, mas com Adão e Eva, em seus encontros agradáveis com Deus nos fins de tarde. Mesmo tendo livrado o povo da servidão através de Moisés, Ele é traído novamente nesse evento com Samuel.

Eu, você, nós... O que Deus tem feito por nós para que o tratemos assim, com desamor, jogando para cima d'Ele algo que não é justo, como as coisas ruins que nos acometem? Pois tudo isso é do conhecimento de Deus, mas não do Seu querer. A Sua vontade para nós é esta: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Bem, o texto acabou. Mas será que os motivos que você cultiva aí dentro do teu coração vão conseguir acabar? Será que você conseguirá dar fim a esses sentimentos? Uma coisa é certa: Deus poderia fazê-lo, mas Ele não vai, pois Ele deseja ser amado por você pela pessoa que Ele é, e não pelas manifestações de poder a nosso favor, mas pela manifestação do sofrer em amor.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

Será que saber disso te aborrece tanto assim?

Fique à vontade para enviar esta mensagem para seus amigos, só não esqueça de colocar os créditos e a fonte. Ok?

2 beijos e 2 abraços,
Pb. Sandro Limeira Bitencourt


4 comentários:

  1. muitoooo bom esse post*-* fui abençoada!! sábias palavras pastor! que Deus continue te abençoando sempre..

    obs: acho que somos parentes, seu sobrenome é igual o meu rsrsrsr

    se puder visite meu blog http://lidianebitt.blogspot.com/

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha irmã. Visitarei sim

      Excluir
    2. Todos querem culpar a Deus por tudo de ruim que vivenciam. Devemos nos queixar de nossos próprios pecados e entender de uma vez por todas que Ele é tudo nós sem Ele nada.

      Excluir
  2. Jesus foi rejeitado por muitos, antes da sua vinda no ventre de Maria,
    Durante o sEu ministério, após a sua ressurreição. Muitos o rejeitam, poucos o aceitam. Eu mesmo já o rejeitei, mas Ele nunca me rejeitou. Glória a Deus por o Senhor Jesus ser o Senhor da minha vida 🙏 Amém!!!!!!(🫂 Meu forte abraço pr. Sandro.

    ResponderExcluir

Seja gentil.

Pesquisar neste blog

BOAS-VINDAS