segunda-feira, 12 de agosto de 2024

PASTORAL nº96 - 10/07/2017 - 10:53:07 "JESUS, A VIDEIRA E O PÉ DE ACEROLA"

O que vou relatar aqui foi uma experiência vivida por mim, um pé de acerola e Jesus.
Como todos sabem, Jesus era mestre em tirar ensinamentos da vida natural, tornando este ensinamentos para nossa vida espiritual. Ele fez isso com a parábola do agricultor, do grão de mostarda...
Sou professor em uma escola pública e estou montando um parquinho com algumas plantas para a turma da educação infantil. Eu havia plantado um pé de acerola e ele começou a crescer e se tornar robusto, mas seu caule não estava conseguindo suportar o peso de suas folhagens e e ele começou a tombar, foi quando eu peguei um barbante e amarrei em um dos seus galhos e prendi em uma grade alta sobre o muro, para que ele ficasse de pé. Quando percebi que seu tronco á estava firme, eu simplesmente cortei o barbante.
O Tempo foi passando e eu percebi que o pé de acerola estava ficando amarelado, pensei que ele fosse morrer por conta de alguma praga , ou talvez por falta de nutrientes no solo. Comprei remédio para s folhagens e passei a regar sua base com água enriquecida com nutrientes para plantas, mas ele continuava a amarelar.
Passado um tempo notei algo um tanto curioso, pois, apenas uma parte do pé de acerola estava amarelado e todo o restante continuava verde e crescendo. Olhei com mais cuidado para a folhagem amarelada e percebi que as folhas amarelas derivavam de apenas um galho, passei a seguir o galho e descobri que na época em que que retirei o barbante, eu havia deixado o nó no tronco e com o passar do crescimento deste galho, o barbante que estava amarrado nele, começou a estrangulá-lo por conta do crescimento do tronco.
Quando estava tentando entender o fato o Espírito Santo me fez lembrar as seguintes palavras de Jesus Cristo no evangelho de João 15:1,2 "Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele o corta e o lança no fogo."
Muitas vezes na nossa caminha no evangelho, nos deparamos com pessoas que estavam verdejantes e em crescimento no cristianismo, e quando olhamos agora os vemos totalmente secos e sem vida, prestes a serem arrancado e lançados no fogo a qualquer instante.
O que aconteceu com aquela acerola, pode acontecer conosco, pois muitas vezes, mesmo estando ligados a Cristo e crescendo, nos deparamos com certos nós em nossas vidas que cortam nossa comunicação com a sua essência, que é o próprio Espírito Santo, sua "seiva"
Preste atenção no que nosso irmão Paulo diz em sua carta aos Tessalonicenses no capítulo 5: 12-22
"12Caros irmãos, agora vos suplicamos que dedicais toda a consideração para com os que se esforçam no ministério, os quais vos lideram e aconselham no Senhor; 13e que os tenhais na mais alta estima, expressando vosso amor e reconhecimento pela obra que realizam para convosco. Caminhai em paz uns com os outros. 14Irmãos, também vos exortamos a que admoesteis os sonolentos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais pacientes para com todos. 15Evitai que ninguém retribua o mal com o mal, mas encorajai que todos sejam bondosos uns para com os outros. 16Conservai permanentemente a vossa alegria! 17Orai constantemente. 18Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 19Não apagueis o fulgor do Espírito! 20Não trateis com desdém as profecias, 21mas, examinai todas as evidências, retende o que é bom. 22Afastai-vos de toda a forma de mal." 
Quando não nos atentamos para as coisas essenciais da vida cristã e deixamos de ser zelosos, permitindo que os nós da nossa vida sufoquem nossa caminhada, não tardará até que a nossa condição interior comece a transparecer. Aquele barbante não estava visível aos meus olhos, foi necessário um exame meticuloso.
A Bíblia diz em 1Coríntios 11:28 "Examine-se o homem a si mesmo..." Precisamos tornar isso como prática constante em nossas vidas, pedir ao Espírito Santo que ele sonde nosso coração para que torne visível nossos maus caminhos, Salmos 139.
Todo esforço será paliativo e fracassado se não estivermos ligados ao Senhor Jesus.
O mais interessante que aconteceu neste caso do pé de acerola, foi que mesmo depois da queda de todas as folhas amarelas, ao cortar aquele nó, o galho começou a brotar novamente, e é assim em nossas vidas.
Talvez você esteja sem folhas, com sua vida espiritual amarelada, ou mesmo, verde, mas há em sua vida um nó que impede de você ser um participante pleno de Jesus Cristo, mas, neste último caso, nãos se engane, sua queda será eminente. Mas, se hoje você que está lendo esta mensagem desejar se religar a Cristo, não importando o seu estado, Ele te fará verdejar novamente. 
E quando olhamos para nós ou para outro e pensamos que não há mais retorno, quando esta pessoa já está totalmente irreconhecível?
Eis a resposta: Jó 14: 7-9 "Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova."
Reveja a tua vida e entenda que ser um cristão é muito mais do que ser de uma igreja ou ter uma nomenclatura. Nossa fé deve ser expressada pelas obras e atitudes, que são frutos do que o Espírito Santo deságua em nossos corações.
Jeremias17: 5Assim diz Yahweh: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força e motivação, mas cujo coração se afasta do SENHOR!6Ele será como um arbusto no deserto; não perceberá quando algum bem se aproximar; pelo contrário, morará nos lugares mais áridos do deserto, em terra salgada e desabitada.7Mas bendito é o homem cuja confiança está totalmente depositada em Yahweh, cuja fé está no SENHOR.8Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!”9Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?10“Eu, Yahweh, o SENHOR, sondo profundamente o coração e examino a mente dos homens, a fim de entender cada pessoa de acordo com a sua atitude, conforme as suas obras!”

2 beijos e 2 abraços
Pr. Sandro Bitencourt

8 comentários:

  1. Belíssima reflexão. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola pastor. Estava refletindo sobre o livro de Jó com um grande irmão em Cristo ontem. Maravilha.

    ResponderExcluir
  3. Nos examinarmos e em paralelo, examinar também as Santas Escrituras, alcançamos a ajuda do Espírito Santo para tirarmos esses nós das nossas vidas, e crescermos, dando bons frutos na vida espiritual com Jesus. A aplicação do pé de acerola em comparação aos trechos bíblicos, foi bastante edificante pr. Sandro. Glória a Deus!!!🙌🙏

    ResponderExcluir
  4. Reflexão muito boa. Encontramos na Bíblia algo maravilhoso, quando lemos que Deus é poderoso para enxertar outra vez aqueles (os galhos) que um dia foram cortados. Já os Nós que, muitas vezes, criamos em si mesmos, precisaremos da ajuda do Espírito para desatá-los, caso contrário, sufocaremos.

    ResponderExcluir

Seja gentil.

Pesquisar neste blog

BOAS-VINDAS