sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO

Calma não virei crente exotérico nem estou flertando com outras religiões, mas, fui surpreendido com uma postagem da página Psicologia e Prevenção do Suicídio, falando sobre os benefício da meditação.
A matéria versava sobre como a meditação ajudava a repelir a ansiedade, a síndrome do pensamento acelerado, contribuindo para concentração, alívio de dores, aumento da criatividade, melhora do humor, melhoria do sono, focoo nos estudos...
Realmente não duvido, pois é altamente perceptível a nossa melhoria nessas áreas, quando saímos de nossa rotina e contemplamos a natureza, uma apresentação teatral, musical, uma tela de um bom pintor mesmo que seja do desenho do nosso filho nos desenhando com cabeça de pirulito.
A verdade é que a vida nos rouba a capacidade e as oportunidades da contemplação do belo.
Salmos 27:5 "Uma coisa peço ao Senhor , e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo."
Eu por exemplo, neste momento estou em um lugar tão feio que o meu olhar está voltado para um cachorro de rua olhando pra mim, estamos aqui nos olhando enquanto escrevo.
É evidente que o cristianismo tem verdades superiores à do simples bem estar físico, emocional e espiritual. Esse evangelho pertence aos curandeiros, aos pastores coach e os da prosperidade, não é o evangelho da Bíblia. Mas, a Bíblia tem ferramentas sim para nosso equilíbrio emocional e uma preocupação com o mesmo, já que não somos máquinas. Veja esse texto:
3João1:2 "Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma."
Veja que o texto fala sobre prosperidade e saúde, mas, João diz que estas duas coisas devem acompanhar a prosperidade da alma.
Essa prosperidade da alma vem de pensamentos positivos ou autodeterminação como sugere alguns tipo de religiões ou até mesmo igrejas 'cristãs'?
Claro que não! Veja a sequência do texto:
3 João 1:3 Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade.
Essa prosperidade da alma vinha da prática da sua verdade, mas, não uma verdade subjetiva e auto-formulada através de padrões pessoais de bondade e justiça. A verdade de Gaio era a Verdade e a Verdade a que João se refere, são os princípios de Deus em sua palavra:
João 17:17 "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade."
Deste modo não devemos ser ignorantes em desconsiderar a importância da meditação, mas, enquanto filhos de Deus, compreendemos que meditar para fazer uma viagem ao nosso interior, só vai nosproporcionar um bem estar transitório e natural, ao passo que a meditação espiritual e bíblica vai nos elevar a um outro nível de compreensão de nós mesmos, a fim de que sejam diminuídas nossas angústias.
Gênesis 24:63 "Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos."
Veja o que a Bíblia diz sobre a importância da meditação correta para àqueles que sofrem de ansiedade, depressão ou qualquer outro tipo de angústia:
Colossenses 3:2"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;"
Lamentações 3:20-25 "Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor , diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca."
Então meu conselho é:
Medite, mas, medite no que realmente vai trazer cura pra tua vida.
Salmos 19:14 "As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor , rocha minha e redentor meu!"
Salmos 104:34 "Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me alegrarei no Senhor ."
Salmos 119:97 "Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!"
Salmos 1:2 "Antes, o seu prazer está na lei do Senhor , e na sua lei medita de dia e de noite."
Se queremos um caminho de sucesso devemos sim praticar a meditação, mas, a meditação bíblica.
Josué 1:8 'Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido."
Veja que a meditação deve até mesmo anteceder a própria pregação.
Que tal para agora e se puder, separar um tempo de qualidade e silêncio para meditar na Palavra de Deus?
Veja! Não estou falando em apenas ler a Bíblia, ouvir um louvor ou uma pregação, mas, realmente meditar.
O problema é quea igreja criou um esteriótipo gerado pela nossa maneira agitada de viver ocidentalizada de que serviço o Deus tem que ser sempre debaixo de stress. Estamos perdendo momentos preciosos com Deus e isso rouba até mesmo o tempo de resposta de Deus, onde Ele deveria falar aos nossos corações. Nossa oração monologou (rs)
Lucas 2:18-19 "Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores. Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração."
Então...
Boa meditação
Salmos 145:5 "Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas.'
Pr. Sandro Bitencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gentil.

Pesquisar neste blog

BOAS-VINDAS