domingo, 16 de fevereiro de 2020

VENCENDO AS CRISES EXISTENCIAIS

VENCENDO AS CRISES EXISTENCIAIS
TEXTO Gn. 29:9-30

Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora.
E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.
E Jacó beijou a Raquel, e levantou a sua voz e chorou.
E Jacó anunciou a Raquel que era irmão de seu pai, e que era filho de Rebeca; então ela correu, e o anunciou a seu pai.
E aconteceu que, ouvindo Labão as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e beijou-o, e levou-o à sua casa; e ele contou a Labão todas estas coisas.
Então Labão disse-lhe: Verdadeiramente és tu o meu osso e a minha carne. E ficou com ele um mês inteiro.
Depois disse Labão a Jacó: Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário.
E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel.
Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.
E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo.
Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.
E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela.
Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu.
E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva.
E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?
E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.
Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha.
E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.
E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos.

INTRODUÇÃO

* Que situação. Um homem apaixonado por uma mulher, irmã mais nova de Raquel que além de estar "encalhada" ainda tinha uma enfermidade nos olhos.

* É claro que isso deve ter gerado uma aflição no coração de Lia

* Pra piorar seu Pai Labão faz ela se deitar com Jacó. Enganando ele e pela manhã ela deve ter se sentido um lixo.

* Jacó se levanta e vai tirar satisfação com Labão (v. 25). Como Lia deve ter se sentido?

* (V.23) Não foi decisão de Lia querer Jacó. As vezes em nossas vidas temos que lidar com situações que não escolhemos para nós.

*A vida não está no nosso controle. Coisas acontecem que vão contra nosso planejamento.

* V. 31 Deus enxergou a humilhação de Lia.

Isaías 54 1-4(a) Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o Senhor . Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuirá as nações e fará que se povoem as cidades assoladas.  Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez.

Vamos aprender o quê a Bíblia diz sobre as crises existenciais da nossa vida e comi lidar com elas?

1) V. 32 Ela tem um filho chamado Rubem (Eis um filho!) Ela disse: O Senhor atendeu a minha aflição.

Jó 5:8-9 Quanto a mim, eu buscaria a Deus e a ele entregaria a minha causa;  ele faz coisas grandes e inescrutáveis e maravilhas que não se podem contar;

*Deus está dizendo: Veja, olhe! Você tem recebido bençãos de minhas mãos. Eis um filho! Eis sua benção! Eu te abençoei! Eu estou cuidando do seu coração!

* Mas, Lia não entendeu que Deus estava tratando seu sentimento individualmente e que ela deveria se sentir plena pelo que Deus tinha feito a ela.

Salmos 13:5-6 No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação.  Cantarei ao Senhor , porquanto me tem feito muito bem.

Salmos 116:6-8 O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.  Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo.  Pois livraste da morte a minha alma, das lágrimas, os meus olhos, da queda, os meus pés.

* Se fosse pra ter tudo o Senhor não nos daria força e sim coisas Mas ele diz:
Felipenses 4:13 Tudo posso naquele que me fortalece.

* Porquê ele disse isso.? Porquê precisaríamos de força pois ele mesmo afirmou:

* João 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

* Mas, Lia não entendeu, de quem deveria vir suas realizações.
Ela disse:
Por isso agora me amará o meu marido.

* Com certeza isso também deve ter gerado uma crise em Ruben. Ele agora deve absorver o desprezo do pai Jacó pelo cordão umbilical emocional de Lia. Ele vai beber dessa tristeza, pois sua mãe consegui ser feliz por apenas ser sua mãe.

* Como será que um filho se percebe ao olhar pra sua vida e ver que sua mãe o resume em um motivo para ser amada pelo marido e não é? Qual seria a razão da vida dessa criança, adolescente, jovem?

Talvez Rubem se sentisse não amado por sua mãe e por seu pai, ao ponto de se deitar com uma das mulheres do seu pai Jacó (Israel) após a morte de Raquel.

Gênesis 35:19-22
“Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém. E Jacó pôs uma coluna sobre a sua sepultura; esta é a coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje.
Então partiu Israel, e estendeu a sua tenda além de Migdal Eder. E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube.”

* Rubem tinha tudo para ser uma potência
* Era o primogênito.
* Ele era atencioso, ele achou mandrágoras  no campo e trouxe para sua mãe.(Gn. 30:14)
Gênesis 30:14 E foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou mandrágoras no campo. E trouxe-as a Lia sua mãe. Então disse Raquel a Lia: Ora dá-me das mandrágoras de teu filho.

Obs. MANDRÁGORAS
Na Bíblia as mandrágoras são mencionadas exclusivamente em dois textos: Gênesis 30:14 e Cantares 7:6-13. Quão formosa, e quão aprazível és, ó amor em delícias!
A tua estatura é semelhante à palmeira; e os teus seios são semelhantes aos cachos de uvas.
Dizia eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; e então os teus seios serão como os cachos na vide, e o cheiro da tua respiração como o das maçãs.
E a tua boca como o bom vinho para o meu amado, que se bebe suavemente, e faz com que falem os lábios dos que dormem.
Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição.
Vem, ó amado meu, saiamos ao campo, passemos as noites nas aldeias.
Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se já aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores.
As mandrágoras exalam o seu perfume, e às nossas portas há todo o gênero de excelentes frutos, novos e velhos; ó amado meu, eu os guardei para ti.

* A referência de Gênesis é certamente a mais conhecida, onde Rúben, filho de Lia com Jacó, encontrou mandrágoras no campo e as deu a sua mãe.

Raquel então se interessou pelas mandrágoras, e fez um acordo com Lia para obtê-las. Possivelmente Raquel estava interessada na suposta qualidade afrodisíaca da mandrágora, que pelo costume popular, poderia até mesmo favorecer a fertilidade de uma mulher. Aqui devemos nos lembrar que Raquel era estéril.

* Foi ele que salvou José da Morte Gn. 37:22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai.

* Ele voltou pra tirar José da cova Gn. 37:29 Voltando, pois, Rúben à cova, eis que José não estava na cova; então rasgou as suas vestes.

* Ele se prontificou para resgatar José Gn 37:30 E voltou a seus irmãos e disse: O menino não está; e eu aonde irei?

* Sua crise existencial herdade de sua mãe fez com que ele fosse um potencial desperdiçado.

Gênesis 49:1-4 Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e eu vos farei saber o que vos há de acontecer nos dias vindouros:  Ajuntai-vos e ouvi, filhos de Jacó; ouvi a Israel, vosso pai.  Rúben, tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, o mais excelente em altivez e o mais excelente em poder.  Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porque subiste ao leito de teu pai e o profanaste; subiste à minha cama.

Ao Deitar com Bila Rubem nega, sua primogenitura, sua identidade. Ele faz o que é errado. Quantos de nós nos envolvemos com pensamentos errados por não entender que Deus tem um plano para nós.
Rubem ao tentar chamar a atenção do seu pai da forma errada, perde, a bênção de ser reconhecido pela marca da presença de Cristo,
* Será que talvez Jesus não fosse o Leão da tribo de Rubem, ao invés de ser da tribo de Judá?
* É claro que Deus já sabia que não seria ele, mas, será vamos conseguir conviver com a dúvida de que Deus não realizou porque não era realmente sua vontade, ou porquê não nos dispomos?
* Se fizemos o que Deus quis e Ele não fez é porque essa era sua soberana vontade e temos paz com isso, se não respondemos a Deus da maneira devida, como saber se fomos aprovados ou não?

Não desperdice o potencial que Deus te deu por não entender quem você deve ser em Deus.

* Se Rúben soubesse que no futuro o Próprio Deus falaria dele...

Apocalipse 7:4-5 Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;

* Ele ficaria feliz por ser apenas o que Deus projetou para ele na perspectiva do que estava reservado para ele no futuro.

Romanos 8:14-18 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.  Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

* Não viva para ser realizado pela vista dos outros. Pelo que você gostaria de ter dos outros ou mesmo da vida e que talvez você nunca vai ter.

* Se alegre em Deus, pois o que ele tem  muito maior do que qualquer amigo, marido, mãe ou filho podem te dar.
João 14:18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Salmos 68:3-5
Os justos, porém, se regozijam, exultam na presença de Deus e folgam de alegria.
Cantai a Deus, salmodiai o seu nome; exaltai o que cavalga sobre as nuvens. Senhor é o seu nome, exultai diante dele.Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gentil.

Pesquisar neste blog

BOAS-VINDAS