quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

PASTORAL nº 103 - 12/11/2009 "ALÉM DA ARREBENTAÇÃO"

Filipenses 3:12-16


12"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus."

Muitas vezes, nós, cristãos, somos acometidos por quedas causadas por erros do passado que agora novamente se fazem presentes. Podemos ilustrar isso com a praia.

Quem na praia se cansa mais? Quem sabe flutuar nas águas profundas além da arrebentação das ondas ou quem fica com água pela cintura, sendo constantemente empurrado, tentando se equilibrar para não cair?

Em Filipenses 3:12, o apóstolo Paulo nos convida a mergulharmos nas águas mais profundas e passarmos além da arrebentação, que muitas vezes nos faz cair, machucados e cheios de areia.

Lembro-me de um fato interessante no Tsunami que aconteceu em Samoa, em 4 de outubro de 2009, que tirou a vida de 170 pessoas. Dois surfistas brasileiros, Julio e Guilherme, perceberam que as ondas tinham cessado e que os corais apareceram como um mar raso. O grupo de surfistas se dividiu: Guilherme nadou rapidamente para a praia e Julio seguiu com o barco em direção ao mar, fugindo da arrebentação. Após três horas, Julio encontrou Guilherme, que havia sofrido ferimentos leves, enquanto Julio não tinha ferimentos.

Em dezembro de 2004, um casal de médicos, Karina Dubeux Berardo Carneiro da Cunha e Isac Szwarc, mergulhava nas ilhas de Phi Phi, na Tailândia. Eles não perceberam que uma onda gigante estava passando em direção ao Sudeste Asiático e à África, pois estavam a 23 metros de profundidade. A onda matou mais de 160 mil pessoas.

Assim, quanto mais nos aprofundamos nas águas do Senhor, mais ficamos protegidos Nele.

13-15 "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá."

Paulo nos ensina que, mesmo se errarmos, devemos deixar o passado onde está e não remói-lo. Muitos cristãos dão mais notoriedade aos seus passados de pecado do que às suas vidas de santidade no presente.

Voltando ao mar, existem controvérsias entre ambientalistas e engenheiros. Um emissário submarino, por exemplo, leva o esgoto tratado para o alto-mar, onde a profundidade evita que seja arrastado de volta à praia, como ocorre nas festas de virada de ano, com tantas flores e barcos.

Paulo faz um convite para que lancemos no mar do esquecimento todo o nosso passado e nos protejamos de "fariseus hipócritas" que pescam pecados alheios, mas não conseguem ver suas próprias falhas. Mesmo que isso aconteça, Deus nos lembrará de nossa constituição.

16 "Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos."

Nas nossas igrejas, vemos muitos jovens convertidos que, rapidamente, voltam ao seu estado natural ou pior. Isso deve-se, primeiro, à irresponsabilidade de líderes que não zelam por novos convertidos, jogando-os na linha de frente sem preparação. Paulo cuidou de Marcos; Elias de Eliseu; Moisés de Josué; e Jesus de seus discípulos, ordenando que ficassem em Jerusalém até serem revestidos de poder.

Em segundo lugar, a busca incessante em se tornarem cópias de pregadores reconhecidos impede a verdadeira transformação. Na minha classe de jovens da E.B.D., temos uma regra: "Defenda seu ponto de vista com base na Bíblia, não no que o pregador tal diz."

Deus quer te usar pelo que você já alcançou. Seja honesto, seja simples. Hoje somos mais perfeitos que ontem e menos que amanhã. Andemos de acordo com o que já alcançamos.

Se esta palavra tocou seu coração, deixe que Cristo controle sua vida e você viverá toda a verdade da Sua Palavra.

Pr. Sandro Limeira Bitencourt

3 comentários:

  1. Temos que realmente ir além da arebentação doar mais de nós indo mais profundo pois o tempo passa e não volta.

    ResponderExcluir
  2. É, por vezes encontro-me pensando em algumas coisas que eu vivi no passado e que não foram boas. Me trás tristezas e amarguras pq assim faz o pecado. Mas, lembro-me de quem morreu na cruz por mim e me libertou de todas as amarras que prendiam o meu ser. Proíbe esses pensamentos em minha mente e louvo a Jesus que através do Espírito Santo me conduz a ensamentos libertadores e não aprisionadores . Palavra edificante. As águas profunda do Espírito de Deus

    ResponderExcluir

Seja gentil.

Pesquisar neste blog

BOAS-VINDAS