Que pergunta louca, não? A Bíblia diz que Noé era um homem extremamente justo e que ele trazia essa justiça através dos ensinamentos de seus antecessores, pois Noé era a 10ª geração de Sete, filho que Deus deu para substituir Abel, que foi assassinado por Caim. Noé decidiu pregar a justiça do Senhor, pois a descendência de Caim praticava atos de violência contra Deus, devido aos seus atos imorais, sexuais, idólatras, etc.
- Adão, no hebraico "Adan", significa: homem, humanidade (Gênesis 1:5).
- Sete = Designado – estabelecido.
- Enos = Mortal, homem pecaminoso.
- Quenã ou Cainã = Medo ou chorar.
- Maalaleel = O Deus abençoado (El, em hebraico, significa Deus).
- Jerede = Descerá ou nova vida.
- Enoque = Ensinar ou consagrar.
- Matusalém = Sua morte traz. Viveu 969 anos, quase um milênio.
- Lameque: Desesperado ou homem violento.
- Noé: Descanso, paz, consolo.
Portanto, juntando tudo, fica:
Ao "homem" – Adão – está "designado" (Sete) a "morte" (Enos) "temer" (Cainã), pois todo homem teme a morte. Mas o "Deus abençoado" (Maalaleel), "descerá" (Jerede), para "ensinar" (Enoque), que a "Sua morte traz" (Matusalém), ao "desesperado" (Lameque), "descanso, paz e consolo" (Noé).
Aqui está todo o plano da Salvação.
Noé e suas marcas
1ª Marca - O nome de Noé significa serenidade. Seu pai, Lameque, lhe deu este nome com a esperança em Deus de que seu filho fosse usado por Ele como um instrumento de reconciliação do espírito do homem com Deus.
2ª Marca - Noé entendeu que os valores daquela humanidade estavam longe da justiça de Deus e, por isso, resolveu seguir a ordem celestial para a construção da arca, mesmo que fosse ridicularizado pelos seus amigos, pois nunca havia chovido sobre a terra. Sua justiça não era controlada pelos valores mundanos, mas pela riqueza da Palavra audível de Deus.
3ª Marca - Noé sabia que a arca era a única salvação para os homens e empenhou sua vida ao máximo para tentar, através de sua voz, pregar que o tempo do fim estava próximo e que a chuva desceria para inundar a terra. Ele traz a figura do crente que realmente possui em seu coração a compaixão pelas almas e prega desesperadamente a Cristo como a arca da salvação.
4ª Marca - Esta marca é a certeza de que, depois da arca, existe uma terra de comunhão com Deus. Andar na arca em muitos momentos é atemorizante, pois, mesmo estando protegidos nela, a tempestade lá fora está acontecendo, com muitas mortes, raios e desespero. Mas a verdade é que na arca estamos protegidos contra o mal. Cristo nos levará com segurança para essa nova terra, onde restabeleceremos nossa comunhão perfeita com Deus.
Muitas coisas estão acontecendo neste tempo. O mundo jaz no maligno, a humanidade caminha aceleradamente para a imoralidade e o verdadeiro cristão não pode vacilar em seus pensamentos e em seus atos. É importante carregarmos estas marcas que Noé carregava em sua vida. Ele pregou por quase toda sua vida e só conseguiu salvar sua família, mas nunca desistiu. A mudança deve ser radical. Temos que decidir diante de Deus e do mundo quem realmente somos e definir nossa postura para Deus.
Você é ou Noé!
Se esta mensagem abençoou sua vida, envie para outras pessoas e nos ajude a divulgar o blog.
Dois beijos e dois abraços.
Pr. Sandro Limeira Bitencourt
Oh glórias! Muito bom!
ResponderExcluir