1 Tessalonicenses 4:13-18 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
Será que esta ignorância da qual o apóstolo Paulo está falando, se refere a capacidade e o poder de não sentir tristeza diante de morte de alguém querido? Pode alguém em sã consciência, não chorar por alguém que não mais verá?
Muitos podem afirmar que este choro estaria na contramão da esperança do crente, pelo fato da certeza da ressurreição e da eternidade, mas, e o choro e a tristeza de uma despedida provocada por uma viagem? E os pais que se despedem de seus filhos que estão indo morar em outros países, mesmo tendo aparatos tecnológicos de aproximação, como a internet e o telefone?
Não! Não confunda essa dor e esta tristeza com a falta de fé no porvir!
Paulo é bem claro, quando diz que não devemos nos entristecer como os que não tem a esperança gerada na ressurreição. Em momento algum ele nos priva de nos entristecermos.
Não! Não diga a alguém castigado pela dor da morte de alguém amado, que ela deve se alegrar, porque a Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl. 30:5) Respeite o momento desta noite que ela está vivendo, mesmo que esta noite dure dias.
Não! Não se prive de chorar e de prantear, se o teu momento é de chorar, chore, por que tudo tem seu tempo (Ec3:4)
Não! A certeza da ressurreição não arranca a dor da separação do nosso peito. Ela não deve deixar a nossa religião e a nossa fé fria como mármore, ainda que seja firme como uma rocha.
Como não chorar pelo fato de possuirmos fé, se o próprio Jesus, autor e consumador da fé, ao ver Maria chorar por seu irmão Lázaro já morto, moveu-se em espírito, e perturbou-se, pondo-se a chorar?
Sim! Jesus chorou! Por que você não pode chorar?
Chore, mas, não se esqueça das palavras finais de Paulo. Um dia todos nós estaremos juntos com o Senhor e isso deve ser consolo para nós em relação aos que dormem no Senhor.
Penso que se o próprio Deus não nos garantisse em sua palavra, que no céu não há mais choro, pranto e dor(Ap. 21:4), com certeza, os que partiram é quem chorariam por nós que ficamos, pelo fato de ainda não vermos o que hoje eles veem.
Eles vêm o Cordeiro Resplandecente que ofusca o próprio sol e a lua (Ap.21:23), e lá não choro que dure uma noite, pois nem noite há (Ap.22:5)
Mesmo com todo este conhecimento, não se preocupe se teus olhos se porem chorar, pois, para estes olhos em pranto, a promessa diz que Deus um dia, as lágrimas vai limpar.
Sandro L. Bitencourt
Se esta mensagem tocou teu coração
COMPARTILHE E CONVIDE SEUS AMIGOS PARA ESTE GRUPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja gentil.