sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

PASTORAL nº55 14/01/2022 - 17:47 "MESTRES DE SI MESMOS"

Hoje fui surpreendido com um vídeo que me enviaram, este vídeo havia um pastor que gritava diante da igreja frases como: Dinheiro venha até mim! Venha dinheiro! Money come here!


O que mais me chamou a atenção no vídeo é de como as pessoas glorificam e correm cheias de alegria para colocar dinheiro nos bolsos do paletó do tal pastor, há uma senhora que chega entrar em um êxtase espiritual.


2 Timóteo 4:3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.


Há uma crítica aqui aos falsos profetas e falsos pastores, mas, há também uma crítica aos que os seguem.

Se não houvesse compradores de escravos, não existiriam vendedores de escravos e se não existissem vendedores de escravos, não existiria quem os fizesse homens e mulheres escravos. Da mesma maneira, se não houver quem ouça, não haverá quem fale.

A verdade é que a teologia já tem seguido o “On Demand” há muito tempo, as igrejas estão trabalhando segundo a demanda e a necessidade do povo, não me refiro às necessidades primárias de assistências sociais, mas, as demandas projetadas por uma sociedade hedonista onde o prazer foi determinado como bem supremo.


Vale a pena considerar os versículos anteriores de Paulo a Timóteo.  

2 Timóteo 4:1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:

Paulo faz uma exortação solene (Cerimônia oficial) sobre a realidade que Jesus irá julgar vivos e mortos. Isto está claro no no texto de  Atos 10:42 Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos.”

Devemos abandonar aquela ideia de que Jesus não veio para julgar.


João 12:47 "Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.


Por que Jesus não veio para julgar e sim salvar? Pelo simples fato de que o mundo já estava julgado e condenado.


João 3:14-18 Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.


João 3:35,36 O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".


No versículo 2 Paulo vai dizer que Timóteo devia insistir em mostrar os erros.

2 Timóteo 4:2Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.”


Todo engano deve ser exposto, sem pudor e sem medo:

Tito 1:9-11 e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

Pois há muitos insubordinados, que não passam de faladores e enganadores, especialmente os do grupo da circuncisão.

É necessário que eles sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras, ensinando coisas que não devem, e tudo por ganância.”

Tito 1:13Tal testemunho é verdadeiro. Portanto, repreenda-os severamente, para que sejam sadios na fé”


Mas a questão desta pastoral não é apenas sobre os falsos mestres, mas sobre a igreja vazia, fútil, fluida que estamos presenciando. Uma igreja que se só se satisfaz com poder, são crentes com corações de faraós. Toda vez que são expostos aos seus erros, ao invés de quebrantarem e clamarem por perdão, endurecem seus corações.

Êxodo 10:27 “Mas o Senhor endureceu o coração do faraó, e ele se recusou a deixá-los ir.”


É exatamente assim que a igreja se posiciona. Toda vez que Deus  levanta profetas fiéis à sua palavra, a igreja que gosta de prazeres e manjares, viciada em poder e lisonjas, busca uma palavra de consolo nos magos de Faraó.


2 Timóteo 3:8 Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.


Hoje a igreja tem escolhido Zedequias em detrimento de Micaías.


1 Reis 22 descreve o encontro de Josafá rei de Judá e Acabe rei de Israel. Acabe quer saber se Josafá iria com ele para uma batalha de retomada de terras das mãos da Síria, Josafá insiste que ele consulte a Deus para saber se esta batalha era aprovada por Ele, é quando Zedequias profetiza coisas boas, mas enganosas aos reis, ainda incomodado Josafá insiste em perguntar, se não haveria outro profeta, então Acabe diz que havia um chamado Micaías, mas, que o odiava por nunca profetizar coisas boas.

Micaías é constrangido a seguir a direção dos outros profetas, o que ele faz, mas, Josafá insiste, então Micaías lhes declara que eles seriam derrotados nesta batalha. Na mesma hora Zedequia se encheu de violência e lhe deu um soco no rosto, perguntando por qual caminho que Deus tinha ido para sair dele e ir até Micaías para falar. Micaías diz para ele que ele descobriria no dia em estivesse se escondendo de quarto em quarto.


É exatamente assim nos dias de hoje. Os tais profetas da prosperidade parecem ser pastores amorosos, cheios de amor e mansidão, mas se alguém os questiona, eles ficam nervosos, gritam, agridem e fazem como fizeram com Micaías, usam seu poder de emparelhamento com o estado e a política para calar os verdadeiros profetas de Deus.


Quantos pastores não zombaram dos pastores que fecharam as igrejas na pandemia prometendo cobertura espiritual, dizendo que o vírus não faria mal e nem chegaria na casa de quem estivesse debaixo da cobertura deles, mas o vírus veio e matou a muitos E onde estavam estes profetas curandeiros? Pastores da cura se esconderam em seus quartos como Zedequias, os pastores da prosperidade não foram capazes de impedir a quebra financeira de muitos crentes. Eles fugiram, como é próprio do falso pastor.


João 10:12,13 “O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.”


Infelizmente assim segue a igreja, preferindo ouvir estes profetas, achando que mal ou bem estão seguindo a Jesus, mas, não estão. A orientação de Jesus é oposta ao que é ensinado como razão para buscar a Jesus.


João 6:26,27 Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.


O evangelho continua o mesmo. Trabalhemos não pelas coisas que perecem, não trabalhemos para ajuntar tesouros nesta terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntemos tesouros no céu, por que se o nosso tesouro estiver lá, lá estará o nosso coração. 

Que nossos olhos sejam bons para que andemos na luz e não achando que estamos servindo a Deus, mas, com nossos corações entregues a Mamom. Deus do dinheiro. (Mateus 6:19-24)


Veja se não é isso que estes pregadores pregam: Tenha dinheiro e seja o protagonista do seu destino, seja o personagem principal. Se é isso que você tem ouvido do seu pastor ou se alimentado pelas redes sociais, eu sinto muito, mas, você já está prostrado na idolatria e se afastou do Senhor.


Isaías 65:11 Mas a vós, os que vos apartais do Senhor, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que preparais uma mesa para a Fortuna, e que misturais a bebida para o Destino.


Se arrependa e volte para o evangelho o mais rápido que puder.




Com amor

Pr Sandro Bitencourt


SE ESTA MENSAGEM TOCOU SEU CORAÇÃO

ENVIE PARA SEUS AMIGOS E COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS


2 comentários:

  1. Paz pr Sandro, Quando eu vi o vídeo do tal pr, achei que fosse uma peça na igreja, depois que regime entristeceu, pq era de verdade, muito não fazem daquele mesmo jeito, mais fazem, muito triste isso tudo!

    ResponderExcluir

Seja gentil.

Pesquisar neste blog

BOAS-VINDAS