quarta-feira, 15 de novembro de 2023

PASTORAL nº87 - 10/01/2022 - 17:17 "DESASTRE EM CAPITÓLIO MG"

O ano de 2022 começou com uma tragédia. No dia 08 de Janeiro uma grande Rocha despencou sobre algumas lanchas, e no momento em que escrevo, já passam de mais de dez mortos. Uma tragédia!

Notícias como esta realmente chocam nossos corações, ficamos sem compreender o porquê destas tragédias. Ficamos a nos perguntar onde estaria o controle de Deus em permitir que coisas como estas aconteçam.

Quando fiquei sabendo sobre esta tragédia, imediatamente minha mente foi transportada para o texto do Evangelho segundo escreveu Lucas o médico.


Lucas 13:1-5 E, naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios.

E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas?

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?

Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.”


A Bíblia não nos dá mais indícios sobre este grupo de Galileus que provavelmente foram mortos dentro do templo, pois o texto diz que Pilatos os executou enquanto ofereciam sacrifícios ao Senhor, foi algo tão horrendo que Lucas descreve a imagem do sangue dos animais sacrificados se misturaram com o dos galileus brutalmente executados. 

Jesus prontamente faz uma crítica a um pensamento judaico cultural, generalizado e comum de que todo sofrimento é causado por decorrência do pecado. 

Lembremos de quando Jesus foi questionado sobre a causa da cegueira de um jovem:

João 9:1,2 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?


Pensar assim seria uma simplificação extrema para resolver o problema do sofrimento, visto que é um tema tão complexo não somente para teologia, mas também para filosofia. Existem tantas vertentes para analisarmos o problema do mal que se expressam por males naturais como o desastre que aconteceu em Capitólio, como também os males morais, que causam sofrimento por decorrência da ação humana de forma propositadamente pervertida.

 

O desastre em Capitólio MG chama atenção pela semelhança com o evento descrito por Lucas.

Em Minas Gerais uma grande parede rochosa se desprende do cânion e cai sobre duas embarcações. Esta queda pode ter sido precipitada pela força de uma tromba d'água. 

Em Jerusalém Jesus relata sobre a Torre de Siloé que ficava na área de Jerusalém. Esta torre ficava perto do tanque de Siloé onde o jovem acusado de cegueira proveniente de pecado paterno e materno se lavou por ordem de Jesus e se viu curado, ela também era conhecida como o Tanque de Hasselá.

Neemias 3:15 E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hoze, líder do distrito de Mizpá; este a edificou, e a cobriu, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos, como também o muro do tanque de Hasselá, ao pé do jardim do rei, e até aos degraus que descem da cidade de Davi.


Esta torre caiu sobre dezoito homens que morreram no exato momento. Uma tragédia!

É neste contexto que Jesus confronta os habitantes de Jerusalém dizendo que eles não deveriam se considerar mais quistos por Deus ou mais santos, por não terem sofrido tal agravo natural.


Jesus afirma que aquela tragédia natural se assemelha a maior tragédia que o homem pode enfrentar que é a sua morte eterna, em Jesus, as mortes naturais, independente da forma, não significam nada, pois quemcrê em Jesus, ainda que morra viverá (João 11:25)


De maneira alguma devemos pensar que somos superiores ou mais agraciados do que os que morrem de forma trágica.

Romanos 3:9,10 Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;

Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.


A verdade é que a vida é uma eterna incerteza Tiago 4:14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

 

Aquele grupo de amigos e parentes fizeram planos de um fim de semana de alegria, seus corações esperavam por isso. Provérbios 16:1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor . Tiago 4:13-15 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.


Fatos como estes devem fazer com que nos lembremos daquele homem rico que teve uma colheita tão grande ao ponto de ter que destruir seus celeiros e construir maiores, feito isso, arrazoou que agora poderia descansar pois tinha garantido o seu futuro em muitos anos, e aí que Jesus entra dizendo que naquela noite sua alma seria pedida por Deus (Lucas 12:16-21)


Sim. Jesus está certo! Ninguém pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida. (Lucas 12:25)


A morte é certa, sua forma não, seu momento menos ainda. Nossa única certeza é que de fato morreremos.


Então vivamos crendo, temendo e entregando nossas vidas a Deus (Jó 28:28; Provérbios 9:10;15:33), fora disso, tudo está fora do nosso controle. 


Eclesiastes 9:11-13 Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso.

Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles.

Também vi este exemplo de sabedoria debaixo do sol, que foi para mim grande.


Com amor

Pr Sandro Bitencourt


SE ESTA MENSAGEM TOCOU SEU CORAÇÃO

ENVIE PARA SEUS AMIGOS E COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS

Um comentário:

Seja gentil.

Pesquisar neste blog

PASTORAL nº92 - 28/03/2020 - 10:07 "SUA FÉ É BÍBLICA?"

Sua fé é em Deus é bíblica? Sim? Então faça esse exercício: Diga os atributos de Deus e fale o que significa cada um. Veio algo a su...