terça-feira, 14 de novembro de 2023

PASTORAL Nº 85 - 14/11/2023- 19:38 "O QUE TORNA ALGUÉM PASTOR?""

 
O que torna alguém pastor?

Certa vez recebi um irmão na igreja em que pastoreio e em nossa conversa ele declarou que era diácono em sua igreja pregressa, mas, que ao se desligar o pastor disse para ele que seu "cajado" estaria ficando no ministério que o levantou.

Ele declarou estas palavras com um semblante de tristeza, então expliquei para ele que tal afirmação era oriunda de duas possibilidades. De um líder mal intencionado, ou de um líder sincero que realmente acredita, mas aí dá assim totalmente equivocado.

Afinal de contas, de onde nasce o chamado?

Primeiro, ele nasce no coração de Deus

"Darei a vocês pastores segundo o meu coração, e eles os alimentarão com conhecimento e entendimento."(Jeremias 3:15)

Depois que isso é decidido em seu coração, eEle capacita aquele a quem chamou lhe conferindo está chamada comunidade Dom.

‭‭Efésios‬ ‭4:11 ‭"E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres"

Qual a finalidade desta chamada?

‭‭Efésios‬ ‭4:12‭-‬14‬

com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

Como Deus é soberano ele não apenas chama, mas faz com que o chamado deseje em seu coração:

‭‭1Timóteo‬ ‭3:1‬ ‭"Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja."

A não ora para ser pastor por quê  deseja, ela deseja, por que Deus plantou esse desejo em seu coração.

A igreja deve orar para que Deus envie mais pastores para seara, pois, somente Ele pode designar quem são os seus pastores.

‭‭Lucas‬ ‭10:1‭-‬2‬ ‭Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. E lhes fez a seguinte advertência: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara

Deus chamou Davi, sem a aprovação de Jessé e sem perguntar ao profeta Samuel.

Deus chamou Oséias de trás dos bois.

Deus chamou Eliseu sem pedir consentimento aos seus pais.

Deus chamou Jeremias no ventre da sua mãe sem sequer Jeremias ter nascido.

O chamado de Deus é fruto de sua vontade soberana.

Deus é quem levanta pastores! Não são homens, não é igreja, não é ministério.

Estes apenas devem estar atentos à vontade de Deus e obedecer a ordem de reconhecer aqueles a quem Deus chamou. 

‭‭Filipenses‬ ‭2:13‬ ‭porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.

Não se engane em pensar que seu ministério é fruto do ministério de outro, homem, pois se assim fosse, quando este homem pecasse, todos a quem ele impôs as mãos deveriam perder seus ministérios e não é assim. Samuel continuou seu ministério, mesmo diante da queda da casa do profeta Eli.

Que Deus ilumine a cada pastor que Deus tem levantado, pois os campos já estão prontos para ceifa.

Sandro Limeira Bitencourt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja gentil.

Pesquisar neste blog

PASTORAL nº92 - 28/03/2020 - 10:07 "SUA FÉ É BÍBLICA?"

Sua fé é em Deus é bíblica? Sim? Então faça esse exercício: Diga os atributos de Deus e fale o que significa cada um. Veio algo a su...